Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | fevereiro 8, 2012

Escola de Formação da PJ dará uma pausa em 2012

Com o intuito de rever e avaliar o seu processo formativo e pastoral, a PJ Diocesana decidiu não realizar a Escola de Formação e Vivência da Juventude neste ano. Veja mais detalhes na carta abaixo.

A Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude é uma ferramenta escolhida pela Pastoral da Juventude da Diocese de Piracicaba, desde o ano de 2010, para prover momentos de reflexões acerca de nossa realidade, autoconhecimento, conhecimento de sua relação com Deus, com o meio ambiente, e com o projeto pessoal de vida dos jovens.

Todos esses momentos se baseiam na metodologia formativa da PJ, bem como no próprio Documento 85 da CNBB (“Evangelização da Juventude”), nos trechos referentes às cinco etapas da Formação Integral e a construção de um Projeto de Vida. Analisando as formações necessárias para a juventude como um todo, a Escola surgiu como um processo de uma unificação e uma integração dos jovens que compõem a Pastoral da Juventude em nossa Diocese, pois acontece em períodos bimestrais e de forma itinerante, ou seja, cada etapa em uma Região Pastoral da Diocese.

E assim aconteceu. A Escola de Formação 2010 foi um sucesso e rendeu muitos frutos. Por isso, no ano seguinte, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) cuja principal colaboração seria a preparação e organização da Escola de Formação em 2011. Jovens que foram alunos na  Turma 2010, vindos de diversas regiões pastorais, aceitaram este chamado e se comprometeram em fazer acontecer a Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude em 2011. Durante este ano, todo o GT, apesar da pouca experiência, se empenhou com muito carinho e esforço para que o projeto saísse do papel, visto que não é fácil manter um processo de formação continuada.

Ao término de 2011, definiu-se que os membros do GT de Formação colaborariam novamente para a preparação e realização da Turma 2012 da Escola. Contudo, definiram-se alguns aspectos a serem alterados para esse ano, visando a melhoria do processo, dentre eles: a Escola de Formação não seria mais itinerante, e sim apenas em um local, sendo esse local previamente definido, e que ocorreria não mais apenas em um dia, mas sim em um final de semana (sábado e domingo).

Todavia, era visível que os jovens do GT de Formação possuía um desgaste devido ao ano anterior (2011), e também sua participação como alunos em 2010. Assim sendo, em conversa realizada no dia 29 de janeiro de 2012, em Rio das Pedras, os jovens da Coordenação Diocesana da PJ (CDPJ) juntamente com os jovens do GT de Formação, optaram pela NÃO realização da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude no ano de 2012. Isso se deve, não somente ao desgaste por parte do GT de Formação, mas por outros fatores partilhados nesta reunião, tais como:

  • Prover um intervalo para outras formações e eventos que envolvam os grupos de jovens da Diocese;
  • Rever e avaliar a ferramenta “Escola de Formação” como um todo;
  • Reforçar o GT de Formação, propondo que os seus membros participem de momentos formativos mais aprofundados, aumentando assim as suas vivências pessoais e pastorais, para que posteriormente, possam repassar este conteúdo aos jovens de nossa Diocese;
  • Dar foco e atenção maior na realização do projeto “PJ na Paróquia”, visando o fortalecimento das bases da Pastoral da Juventude Diocesana.

Sendo assim, pedimos gentilmente a compreensão de todos, e desconsiderem as datas previstas para a Escola de Formação durante o ano de 2012, bem como o local reservado para a sua realização (Seminário Nova Suíça), e preparem os seus grupos de bases para participarem de outras formações a serem realizadas este ano.

Um grande beijo e abraço, de seus irmãos pejoteiros:

Fabrício Matias Pires
Jovem Coordenador do GT de Formação da PJ
Diocese de Piracicaba

Claudia Cavassani e Cícero Diego Vasques
Jovens Articuladores Diocesanos da PJ
Diocese de Piracicaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: