Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | junho 1, 2011

Rio das Pedras acolheu a 3ª Etapa da Escola da PJ 2011

“Somos jovens de todo lugar
Com um sonho em comum
Marchar pela vida e um futuro
Em que todos somos um
Na bandeira vai um coração
Denunciando o extermínio e a opressão”
(Música “A Juventude quer viver” – Equipe de Animação da PJ – Diocese de Santo Amaro)

Essa Canção retratada acima representa muito bem o que foi essa etapa da Escola de Formação. Com dificuldades, desafios, lutas, e principalmente “um sonho em comum”. Foi realizada mais uma etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude.

Sob terras frias de Rio das Pedras e sob e benção da Mãe Rainha, aconteceu no último domingo, dia 29, a 3ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude. Com a temática da formação integral do indivíduo, os jovens presentes foram chamados a questionar sobre a dimensão de relação “Eu e Deus”. Tendo como assessor das conversas o nosso amigo da PJ Estigmatina, Pe. Elizeu, todos foram chamados a pensar quem é Deus verdadeiramente, e como será que vemos Deus. Com vários momentos de iluminação bíblica, os jovens, portando suas bíblias, foram chamados a refletir e questionar vários momentos em que Deus se  manifesta para os seus.

Todos os presentes foram convidados a vivenciar uma experiência e um questionamento. Como será que enxergamos Deus? Será que acreditamos num Deus que pune impiedosamente ou num Pai zeloso, misericordioso e  que visa sempre o nosso bem? Meus queridos, nosso Deus é assim como um Pai, que alerta seu filho quando ao usar capacete ao andar de skate na infância. Seu pai o alerta disso, porem vai de você, de sua consciência saber se deve ou não usar. Quando você cai, se rala todo, seu pai lhe dirá “eu bem que te avisei para usar capacete né?”. Assim o próprio Deus é conosco.

Meus queridos, temer a Deus não é ter medo Dele simplesmente por medo de suas ações sobre você, mas sim respeitá-Lo como Pai que é sabendo que ele te cuida e quer bem, e sabendo que ele zela por suas ações e atos.

Em um momento de mística, fomos chamados, assim como os apóstolos, a partir o pão e beber o vinho, em sinal de comunhão com Deus e especialmente com o próximo. Com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Elizeu, todos ceiaram e comungaram o pão e o vinho, sinais presentes de nossa relação com Deus.

Ao final do dia, nosso amigo de sempre Dedé deu mais um passo no projeto de Vida que está sendo elaborado pelos jovens. Concomitante com a dimensão da formação integral, todos foram chamados a se questionarem sobre sua vida na igreja, assim como sua relação com Deus.

O trecho da música acima citada foi cantado por todos, em sinal de desabafo e também concomitante com a Campanha Nacional contra Violência e Extermínio de Jovens, abordada este ano em cada etapa da Escola.

Para finalizarmos o dia todos se emocionaram com o exemplo de uma jovem que, enquanto pôde, deu seu tempo e vida a serviço dos mais necessitados. Sinal extremo de nossa relação com Deus. Infelizmente, e jovem não teve mais tempo, mas seu exemplo comoveu a  todos.

Deixo por fim a seguinte questão para meditação: “Será que estamos fazendo tudo que podemos para a construção do Reino ou estamos deixando para depois?”. Talvez amanhã não haja mais tempo.

Veja abaixo a lista de materiais utilizados nesta 3ª Etapa, bem como as fotos do dia:

(fonte: Vinicus Matias – membro do GT de Formação da Diocese de Piracicaba)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: