Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | abril 5, 2011

Ipeúna acolheu a 2ª etapa da escola diocesana da Juventude

Caminhando por mais uma etapa, os alunos da 2ª Escola Diocesana de Formação e Vivencia da Juventude deram seu segundo passo na sua formação. Os jovens participaram da 2ª etapa realizada em Ipeúna, Região Rio Claro, no ultimo dia 27 de março. Com muito sol e vento batendo nos rostos e com uma mística voltada para reflexão da amizade, dos amigos e das relações interpessoais, os jovens participantes tiveram a dimensão de relação “Eu e o Outro” como norte para as conversas e reflexões no dia.

Os jovens “teceram” suas teias em comum, se conhecendo e conhecendo o outro. Muitos rostos novos apareceram, alegrando a todos. Toda a conversa do dia foi guiada pelo amigo Rinaldo, da Diocese de Limeira. Vale ressaltar que o dia inteiro foi cheio de dinâmicas e conversar para quebrar um pouco o gelo.

Chegando o momento do almoço, os jovens foram agraciados com a visita de nosso assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Anselmo.

 

Durante a tarde os trabalhos foram voltados para a reflexão de nosso corpo, de nossa mente e de nosso psicológico. É importante ressaltar que nosso ser é uma ser dividido entre corpo, mente e espírito. Quando todos não estão em completo equilibro, não há um funcionamento perfeito dessa maquina. A máquina não funciona.

 

Em mais um momento de dinâmica, em grupos, os jovens participantes foram chamados a montarem bonecos. Em uma atividade bem divertida, cada grupo teria de montar um boneco usando diferentes materiais. Cada grupo teve um grau de dificuldade na construção do mesmo, uns tiveram facilidade, outros nem tanto. Isso nos faz pensar que em nossa vida poderemos e teremos sempre dificuldades em relação à nossa vida. Não é fácil trabalhar sabendo que não temos os materiais que queremos. Nem sempre é assim. Trabalhar pelo Reino exige que saibamos superar as dificuldades e saber que podemos não ter as ferramentas que queremos, porem as que temos sempre podem nos ajudar.

Depois da bela assessoria de nosso amigo Rinaldo, tivemos em seguida a assessoria sobre projeto de vida, com nosso velho amigo Dedé. Ele deu aos jovens mais um pouco de embasamento na caminhada de construção do Projeto de Vida. Quando nos conhecemos – passo dado na 1ª etapa – podemos conhecer, a partir daí, nossa relação com o outro, e também quem é esse outro, como é nossa relação com ele.

Num dia terminado embaixo de muita chuva, como parte do projeto da Escola 2011, os jovens assistiram a um vídeo sobre a Campanha Nacional sobre a Violência e Extermínio de Jovens, vídeo protagonizado pela ex-secretaria nacional da PJ, Hildete Emanuele. Finalizando o dia, os jovens foram surpreendidos por um vídeo que emocionou os jovens.

Nossa próxima etapa será realizada na Região Capivari, no dia 27 de maio, com local a decidir.

A seguir o material utilizado na 2ª etapa:

(fonte: GT de Formação da PJ Diocesana)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: