Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | março 2, 2011

Jovens se reúnem para a 1ª etapa da Escola de Formação e Vivência da Juventude

A Juventude linda de nossa diocese, com seus rostos, carismas e sotaques, se reuniram no ultimo Domingo, dia 27 de fevereiro, na Paróquia São Pedro, em Piracicaba, para o pontapé inicial da Turma 2011 da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude. Com toda a organização e momentos realizados por conta do GT de Formação da PJ Diocesana, formado por ex-alunos da Turma 2010 da Escola.

O projeto da Escola tem como objetivo criar um espaço de vivência entre nossas juventudes pjoteiras, bem como também auxiliar na formação integral do jovem. A formação tem 5 passos fundamentais: Dimensão de Personalização(conhecimento sobre o eu), Dimensão de Socialização(eu e os outros), Dimensão de Evangelização (eu e Deus), Dimensão Político/Social (eu e a sociedade) e a Dimensão de Capacitação Técnica (eu e a ação).

No dia que se seguiu, a dimensão abordada foi a Personalização. Com uma mística relembrando o inicio que justamente era dado nesse dia, o inicio de um longo e proveitoso aprendizado. O momento de assessoria foi conduzido pela nossa querida Roberta, representante estadual dentro da coordenação Nacional da PJ. Com uma pausa para se abastecer o corpo, pois não somos de ferro, voltamos a abastecer nossa mente sobre como se conhecer, tivemos um delicioso almoço, com a ilustre visita de nosso Assessor do Setor Juventude Diocesano, Pe. Anselmo. Dando continuidade, Roberta questionou os jovens a se conhecer, um ponto chave para essa espiral que conhecemos como formação integral. Será que conhecemos bem as pedras e flores de nosso caminho?

Dando continuidade ao dia, dentro dos objetivos, o nosso amigo Dedé nos assessorou e iluminou sobre o que é um Projeto de Vida. Inspirados no projeto de vida de Jesus Cristo, os alunos se depararam com questões como: Como você pode querer guiar sua vida sem ter se quer um projeto mínimo para lhe auxiliar? Por que ter um projeto de vida? Por que eu teria um projeto de vida escrito? Por que quando escrevemos, ativamos nosso desejo, criando um compromisso com o aquilo que está escrito, sendo também é um novo instrumento no meu sonhar e realizar.

Chegando aos momentos finais de nosso dia, tivemos um momento importante para todos. Nossa amiga Anika, atual representante do Sub-Regional Campinas dentro da Coordenação Estadual da PJ deu aos alunos uma breve assessoria sobre a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, campanha desenvolvida pela Pastoral da Juventude Nacional. Ao longo das etapas teremos mais assessorias sobre o tema, até a recém criada 6ª etapa, que terá como foto justamente a campanha. Terminando nosso dia, tivemos a mística como sinal de gesto concreto. Todos os alunos deixaram sua marca em um vaso com uma planta. Essa planta significa o crescimento, bem como o crescimento dos participantes que ocorrerá ao longo dessa caminhada.

A próxima etapa da Escola ficou definida para o 27 de março, na cidade de Ipeúna (Região Rio Claro), paróquia N. Sra. da Conceição, onde será abordada da Dimensão Comunitária e o Projeto de Vida (parte 2).

Confiram abaixo alguns dos materiais utilizados nesta primeira etapa, bem como as fotos do dia:

 

(fonte: GT de Formação da PJ Diocesana)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: