Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | agosto 10, 2010

PJ Diocesana realiza visita pastoral na região Capivari

No dia 31 de Julho de 2010, a equipe da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude esteve presente na cidade de Rafard (Região Capivari) para realizar uma visita pastoral aos jovens de grupos e paróquias daquela região.

Por volta das 15h10, nós iniciamos o bate-papo com a oração inicial. Nesta oração pudemos resgatar um pouco das nossas histórias de vida e também renovar as esperanças na força e protagonismo juvenil.

Em seguida fizemos uma dinâmica de apresentação, onde cada um falava o seu nome, idade e um gesto do que gosta de fazer no seu dia-a-dia. Nesta dinâmica, além de nos conhecer um pouco mais, pudemos perceber que diversos são os dons que Deus nos dá, e a necessidade de colocá-los em prática em nossa comunidade e grupo.

Após a dinâmica, foi apresentado o motivo e objetivo de estarmos ali reunidos, na qual a equipe da PJ Diocesana expôs a grande falta que sente dos jovens da região presentes nos momentos diocesanos, e vice-versa, da distancia entre a PJ Diocesana com os grupos da região Capivari.

E pra iniciar a conversa foi realizado um VER da realidade através da seguinte pergunta: “O que os jovens da região Capivari mais sentem falta?”. Algumas repostas foram:
– “Falta uma união e comunicação maior entre as paróquias. Sei que uma paróquia aqui de Capivari sempre faz eventos com jovens, mas nunca ficamos sabendo”
– “As missas são muito monótonas e tradicionais. Não atraem os jovens”
– “Não há um grande evento católico pra juventude na região. Um show ou alguma festa para jovens”
– “Alguns padres não aceitam os grupos carismático em suas comunidades. Outros não dão apoio”

Em seguida, pudemos trocar umas idéias e esclarecer outras, o que foi muito proveitoso, pois pudemos conhecer melhor a realidade, anseios e angústias que permeia os trabalhos com a evangelização de jovens da região. A coordenação da PJ diocesana se colocou a disposição para ajudar naquilo que for possível e necessário para a reativação dos trabalhos pastorais por lá, de forma integrada e articulada.

Ficou forte sensação e a vontade dos jovens por uma caminhada mais em conjunto entre os grupos, portanto, como diz uma parábola que “quando pedimos coragem a Deus, Ele nos dá oportunidades para sermos corajosos”, foi apresentada a proposta do DNJ 2011 ser realizado na Região Capivari, como oportunidade de união e articulação da juventude católica de Rafard, Capivari e Mombuca.

Por fim, foi apresentada também a livraria da PJ Diocesana, a fim de oferecer subsídios e materiais para trabalhar com a juventude (http://pjpira.110mb.com/LivrariaPJ/LivrariaPJ.htm)

 

 

 

(fonte: CDPJ – Cordenação Diocesana da Pastoral da Juventude)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: