Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | dezembro 5, 2009

Final de ano: tempo de avaliar e planejar novos passos para o Grupo de Jovens

Com a chegada do fim de ano, é hora de pararmos um pouco e olharmos pra trás pra avaliarmos os passos percorridos, olhando para o futuro com novos objetivos e propostas para atingirmos a meta de todo Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude: contribuir para o crescimento e formação integral do jovem, e assim, colaborar para a Construção da Civilização do Amor.

E a melhor forma de ir progredindo num grupo é avaliar. Com a avaliação o grupo tem oportunidade de melhorar em todos os seus aspectos.

A palavra avaliação às vezes causa medo em algumas pessoas. É que se confunde seu verdadeiro sentido com “um sistema de controle e de fiscalização” do que cada um faz ou não faz num grupo. Nada mais negativo e falso. A avaliação se refere, na verdade, a duas questões essenciais:

* O processo grupal em tudo que se refere ao seu funcionamento e relações/interações no grupo (gratificação).

* O nível de conquista dos objetivos propostos, isto é, se o grupo vai avançando para a obtenção das metas e propósitos estabelecidos, e se os alcança com eficácia (produtividade).

Apesar de parecer algo muito complicado e difícil, a avaliação não precisa recorrer a esquemas sofisticados. Pequenos exercícios e questionários já bastam para que a avaliação seja efetiva e positiva.

Depois de avaliar, é preciso planejar os próximos passos. E para isso, uma dica essencial, é que o Grupo de Jovens fique atento ao Tripé da Pastoral da Juventude: Ação, Formação e Espiritualidade. Você já ouviu falar deste tripé? NÃO!!!! Então você verá o quanto o “tripé” irá ajudá-los a planejar uma grupo dinâmico e cheio de Vida!

Enfim, apresentamos a seguir alguns textos que irão ajudar os Grupos de Jovens a aprofundar e colocar em prática as dicas citadas acima.

É isso ai juventude!!! Boa leitura e prática!

1. Clique aqui para baixar alguns exemplos de questionários para avaliação da caminhada do grupo.

2. Clique aqui para baixar os questionários utilizados pela PJ da Região Rio Claro, para avaliação da caminhada do grupos e cada jovens integrante.

3. Clique aqui para baixar uma breve história contada por um Irmão Religioso, de como planejar os passos do grupo, baseando-se no Tripé AÇÃO + FORMAÇÃO + ESPIRITUALIDADE

4. Clique aqui para baixar um exemplo de calendário das atividades do grupo para o ano.

(fonte: PJ Estigmatina – www.pjestigmatina.com,

PJ Região Rio Claro

Maria José Aguilar,Técnicas de medição e avaliação grupal. 

 Como animar um grupo. Princípios básicos e técnicas. Vozes: Petrópolis, 2004)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: