Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | novembro 30, 2009

Jovens lançam Campanha contra o extermínio durante o Encontro Nacional de Fé e Política

 

 Novembro – 2009, mês dedicado à resistência do povo negro.
 
 “Agradeço o empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!” (Pe. Gisley Azevedo).
  
Queridos/as companheiros/as de caminhada,
 
As Pastorais da Juventude do Brasil, (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembléia Nacional em 2008, Brasília – DF, assumiram como bandeira de luta prioritária a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens.

Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas. A ONU (Organização das Nações Unidas) já nos alertou que é na faixa etária de 15 a 24 anos que se sofrem mais agressões físicas, sendo os/as jovens negros/as os/as mais agredidos/as. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008 os homicídios tiveram um aumento de 20% no país, índice maior que o próprio crescimento populacional.

Neste sentido a Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens só ganhará força se abraçada por todos e todas em suas comunidades locais, em um trabalho em rede que pretende debater e sensibilizar a sociedade e o poder público, sobre a morte que os/as jovens têm sofrido todos os dias, nas diferentes realidades do Brasil. Não podemos nos calar diante deste quadro de morte, ao contrário nossos grupos de jovens, as pessoas que lutam e sonham pelo o Reino de Deus, são convocados/as a denunciar toda essa exclusão.

No último dia 28 de novembro de 2009, jovens de todo Brasil participaram do ato de lançamento da campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), com o apoio do Setor Juventude da CNBB e do Fundo Nacional de Solidariedade.

 De acordo com o material distribuído durante o lançamento pela coordenação da campanha, a iniciativa é uma ação articulada por diversas organizações para levar a toda a sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, através de ações de formação política, ações de massa e divulgação e intervenções de monitoramento da mídia contra a violação de direitos humanos.
 
A campanha vem sendo organizada desde maio de 2009 e conta com o apoio de inúmeras organizações de juventude de todo o país. Durante o lançamento, jovens das Pastorais da Juventude apresentaram os eixos da campanha e em seguida pintaram com as suas próprias mãos um grande painel representando a marca da campanha: várias mãos abertas indicando um “basta” a toda forma de violência.
 
Segundo Tábata Silveira, secretária nacional da Pastoral da Juventude Estudantil, a escolha do mês de novembro para o lançamento é uma forma de denunciar o aumento do número de mortes de jovens negros, bem como propor uma articulação das várias organizações que militam na linha do Movimento Fé e Política.

E quais são os outros caminhos? Como podemos assumir a Campanha Nacional? Nesse momento, em que nossos grupos de jovens, paróquias, dioceses e regionais estão fazendo os seus planejamentos queremos chamar a atenção para que a Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens possa, de fato, ser abraçada nos calendários de 2010.

Serão disponibilizados no site da PJ alguns roteiros do Ofício Divino, que farão memória à vida de Padre Gisley, todo dia 15 de cada mês. Ele foi um dos grandes incentivadores desta luta e por isso vamos nos organizar para rezá-lo em nossos grupos pastorais a partir do fim de semana do lançamento da Campanha, em espírito de comunhão.

Está em fase de elaboração o texto – base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folderes e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampla participação dos/as jovens das pastorais da juventude e parceiros.  São expectativas que nos estados, se realizem marchas locais, debates, seminários, dentro outras atividades que contemplem o tema.

Na certeza que Maria, mãe peregrina, acolhe nossas dores e nos acompanha nesta causa, rogamos a ela as bênçãos para que nossos sonhos de paz verdadeira sejam efetivados.

“Meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3)
 
Maiores informações com os Contatos da Campanha:

Hildete Emanuele
Secretária Nacional da PJ
Tel.: (71)8856.3012
contraviolencia.pjb@gmail.com (email)

Felipe da Silva Freitas
Referência da PJ na Campanha Contra o Extermínio da Juventude
Tel.: (75) 8811-7861 – (75)9900.9605
fsfreitas_13@yahoo.com.br (email)
fsfreitas13@hotmail.com (msn)

(fonte:  Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude – CNPJ
 Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude – CNAPJ)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: