Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | novembro 20, 2009

Papa diz que esbanjamento é “inaceitável” perante fome crescente

O papa Bento XVI denunciou o risco que representa o fato de a falta de acesso à comida ser considerada parte da realidade dos países mais pobres e afirmou que não se pode continuar aceitando a opulência e o esbanjamento “quando o drama da fome é cada vez maior”.

O Pontífice discursou na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), no primeiro dia de uma reunião mundial sobre segurança alimentar.

A fome é “o sinal mais cruel e concreto da pobreza”, disse Bento XVI, que afirmou que “não se pode esquecer que, entre os direitos fundamentais do ser humano, estão o direito a uma alimentação suficiente, saudável e nutritiva e o acesso à água.

O papa criticou ainda a diminuição das possibilidades econômicas da população mais pobre e o acesso restrito aos alimentos. Para Bento XVI, o “egoísmo e a especulação” em relação aos alimentos, considerados uma “mera mercadoria”, são alguns dos principais problemas.

“Persistem modelos alimentares dominados pelo egoísmo, o que possibilita a especulação no mercado dos cereais, onde o alimento é considerado uma mera mercadoria”, disse o Papa.

“A convocação desta cúpula demonstra que os mecanismos atuais para conseguir a segurança alimentar são frágeis e é necessários revisá-los”, acrescentou Bento XVI.

O Pontífice criticou também o fato de a fome ser considerada parte integrante da realidade sócio-política dos países frágeis, sendo visto com resignação e “até mesmo indiferença”.

“A fome é o sinal mais cruel e mais concreto da pobreza”, declarou ele.

Bento XVI também condenou os subsídios concedidos pelos países ricos a seus produtores, e pediu que o acesso ao mercado internacional dos produtos provenientes dos países pobres seja facilitado, como medida para combater a fome e a pobreza no mundo.

(fonte: CNBB – http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2576)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: