Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | agosto 11, 2009

Carta aos Jovens da Diocese de Piracicaba sobre o DNJ 2009

“ A juventude é o amanhã da vida, não é um capitulo separado

do restante da existência nem é o prefácio de um livro.

Duas coisas temos de necessário:

 a perseverança em olhar e a existência da luz”

 

Nossa caminhada é sempre rodeada de flores, frutos, pedras e espinhos, e por isso, sentimos a necessidade de nos expressar de alguma forma, muitas vezes, através de nossas palavras. E as palavras nada mais são do que representações, nem sempre suficientes, daquilo que sentimos no momento, devido a uma ação ou reação, trazendo com elas, um pouco de cada um de nós.

Portanto devido a nossas emoções e sentimentos, nos últimos e-mails sobre o DNJ houve vários manifestos, desabafos, opiniões diferentes, e acima de tudo, construção e partilha, devido a um ponto especifico da programação do DNJ 2009 que gerou muita polêmica: o Ato Ecumênico. Contudo, vimos através desta dar um parecer final sobre tudo o que ocorreu.

O DNJ 2009 está sendo preparado de uma maneira diferente dos demais anos, pois além da Pastoral da Juventude e demais Movimentos Juvenis Católicos presentes na organização, estamos construindo algo com outras JUVENTUDES fora âmbito eclesial, para que também possam participar e colaborar afim de ser um espaço onde nós jovens, independente de tribo, cor, raça, credo e estilo, e que de alguma forma também sofre com falta de paz e justiça, possamos refletir, pensar e partilhar idéias a favor do SIM À VIDA da JUVENTUDE.

A programação para o nosso dia está linda, contudo, a discussão nos e-mails aconteceu devido ao Ato Ecumênico que foi proposto para ser celebrado durante o evento.

Por isso, a coordenação do DNJ 2009 achou por bem reunir-se com o Bispo de nossa Diocese, D. Fernando Mason, e também com o Assessor Diocesano do Setor Juventude, Pe. Claudemir da Silva, a fim de conversarmos e definirmos de forma clara e aberta esta questão do momento celebrativo do DNJ. Após algum tempo de bate-papo, tudo foi esclarecido e acordado, sendo que a principal justificativa para não se fazer o Ato Ecumênico, é para que não se perca o foco e a identidade da Igreja Católica, tendo em vista que este é um evento do nosso calendário. Com isto nossa programação seguirá normalmente havendo apenas algumas mudanças. Teremos uma celebração eucarística no início, e um momento de Mística de Envio no final, em conjunto com todos os jovens presentes, segue a mesma abaixo:

08:00h – Concentração

08:30h – Celebração eucarística (Igreja matriz de N. Sra. Aparecida, SBO)

09:45h – Caminhada até a Usina Santa Bárbara

10:45h – Bandas, Oficinas e Apresentações Culturais

15:00h –  Mística de Envio Final

15:45h – Show de Encerramento com a banda Virada do Século

Por fim, jovens construtores desta nova Civilização do Amor, que mesmo com as dificuldades ainda possamos sonhar que este mundo melhor acontecerá aqui em terra, neste chão que pisamos, junto com todos e todas que buscam viver em plenitude. Para que assim sejamos sempre fonte de inspiração, desejo, utopia e mudança da realidade, que Jesus Cristo nos proporcionou experimentar e viver a seu exemplo.

No aguardo de cada um de vocês neste dia tão especial para nossa Juventude, que Maria, nossa Mãe acompanhe-os durante a preparação em seus grupos e que a exemplo de Jesus Cristo possamos ser semeadores da Boa Nova em um Reino de comunidade e partilha!

 

Em Cristo sempre JOVEM,

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

 

(fonte: Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude e Equipe de Preparação do DNJ 2009)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: