Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | julho 27, 2009

Jovens da Diocese participam do II Encontro Estadual da PJ

Alegria presente no II ERPJO ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude) aconteceu nos dias 08,09,10 e 11 de julho em São Paulo, participaram da atividade aproximadamente 150 jovens, vindos das oito sub-regiões do estado. O tema que anima essa edição é: Jovens discípulos e missionários e o lema: Juventude em marcha contra a violência.

A abertura oficial aconteceu, com falas da representante do regional, Roberta Agustinho, da secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele e do bispo referencial da juventude no regional Dom Altieri, que exortou a juventude a se permitir transformar pela experiência do ERPJ, “de um momento forte de provocação, ninguém sai igual”, disse citando D. Bosco.

O primeiro bloco do encontro tinha como objetivo VER a realidade juvenil. O assessor Rogério de Oliveira, do Instituto Paulista da Juventude, falou sobre a situação de exclusão social da juventude. Fez uma análise de conjuntura mundial, citando as grandes crises enfrentadas na atualidade: econômica, ambiental, humanitária, etc.

Na sequência Marcelo Naves e Márcio Camacho, conduziram um momento forte de debate e reflexão sobre a situação de extermínio que atinge e juventude brasileira. Falaram sobre as diferentes concepções de juventude, de que forma elas interferem nas ações destinadas aos jovens e ainda das diferentes formas de violência que vitimam os/as jovens. O processo de tramitação do projeto de lei Momentos de formação e debates sobre JUVENTUDEque reduz a maioridade penal também foi debatido e mais uma vez foi falado da importância de mobilização e articulação para enfraquecer a proposta.

No período da tarde, Roberta apresentou a realidade da Pastoral da Juventude no Regional Sul 1. A campanha contra a violência e extermínio da juventude foi apresentada e nesse momento a Hildete falou um pouco sobre a vida do Pe. Gisley, grande entusiasta do projeto. “Agora, mais do nunca, a gente quer lutar a favor da vida dos jovens, principalmente da juventude empobrecida. Vamos juntos em marcha contra a violência, por Gisley e por toda a juventude que está morrendo”, convocou.

Em seguida os delegados foram encaminhados para trabalhos em grupos onde discutiram a realidade dos jovens e o compromisso de justiça. Os trabalhos foram encerrados com uma grande ciranda.

A noite aconteceu um momento de mística em memória a alguns mártires que doaram a vida pela construção da civilização do amor, em especial ao Pe. Gisley Azevedo, Assessor do Setor Juventude, assassinado em Brasília no dia 15 de junho de 2009, após os delegados participaram da celebração eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Odilo Scherer.

Momento de Mística e Espiritualidade (Mártires da Caminhada)No dia seguinte, O terceiro dia foi dedicado a aprofundar as questões do discipulado jovem, a partir do documento de Aparecida que convoca os/as cristãos/ãs católicos a serem discipulos/as missionários/as.

Durante a tarde inteira foram realizadas mais de 10 oficinas, a partir do tema do Encontro. As oficinas abrangeram vários tópicos que se relaciona tanto ao tema do ERPJ quanto a juventude em sua realidade e conjuntura. Dente elas podemos destacar as quais participamos, já que cada delegado poderia participar apenas de uma, “Paz com Voz” conduzida pelo Marcelo do IPJ e também “Direitos Humanos” conduzida por Edinho e Charles da Arquidiocese de Campinas, ambas valorizaram muito o direito de todo e qualquer cidadão e como lutamos para que este direitos tenham valor e qual o nosso papel quanto jovem frente a tudo isto.

No sábado, os/as jovens foram enviados/as, por Dom Tarcísio Scaramusa – responsável pelo Setor Juventude no SPI, para as dioceses e regiões do SPI e SPII, onde ficariam em missão. A chuva atrapalhou um pouco, mas não impediu que os/as participantes fizessem a experiência de missão, sendo acolhidos/as nas comunidades e nas casas das famílias. A experiência de missão foi muito rica e de grande crescimento pessoal e pastoral, às vezes, estamos muito acostumados a viver somente em nossa realidade o que nos “tampa” um pouco a visão para conseguirmos enxergar além dos olhos “reais” é necessário enxergar com os olhos do coração ver o irmão ao lado como ele é , em sua essência e aprender a dar valor naquilo que você tem.

Depois de muita caminhada, chuva e cansaço, os jovens após dormirem cada um na sua comunidade onde realizaram missão, no domingo, logo de manhãzinha, seguiram rumo a Praça da Sé para mais Foto oficial da galera cheia de vida do II ERPJuma bela Romaria, a festa de debutante das Romarias afinal foi a 15º Romaria da Pastoral da Juventude.

Cerca de 3.000 jovens  dos 8 sub-regionais integrantes do Regional Sul 1, marcaram presença com muita animação, levantando a bandeira contra o extermínio da juventude e dizendo não a  redução da maioridade penal, através do tema JOVENS DISCÍPULOS –MISSIONÁRIOS, JUVENTUDE EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA, COM MARIA EM MARCHA NA OPÇÃO PELA VIDA .

Apesar do frio e da garoa , iniciamos a missa presidida por Dom. Alteri, em frente a Catedral da Sé, celebrando a juventude e dizendo sim a defesa da vida.Depois saímos em caminhada pelas ruas da cidade, cantado “PJ aqui, PJ lá…”ou “ Ela vem de dentro, de dentro ela vem , toda energia que a PJ tem”  entre outras e com a animação das musicas características da PJ, comandadas pela banda JEPC da PJ de Americana.

A caminhada foi marcada por duas paradas, que lembraram temas como políticas publicas para a juventude e educação, e  a imagem da Cidinha, nossa Mãe e Padroeira   caminhava em meio a juventude, que, pulava, dançava, balançado bandeiras com toda alegria juvenil.

Pra fechar com chave de outro, todos juntos na 15ª Romaria da JuventudeAo chegar ao destino,  o Memorial da América Latina, houve um momento de mística e reflexão sobre o tema da romaria e em memória do  Pe. Gisley, assessor do setor juventude da CNBB e defensor dos direitos da juventude, que foi assassinado em junho deste ano.

Para encerrar esse grande momento de muita mística, partilha e animação que foi a  XV Romaria  ficamos com o show da banda JEPEC e apresentação culturais dos jovens das dioceses, ansiosos para que o tempo passe rápido, já esperando a romaria do próximo ano.

 Clique nos links abaixo, e leia dois textos interessantes que foram trabalhados durante o ERPJ:

 

  

Assistam também um vídeo com os melhores momentos do II ERPJ:

 (fonte: Graziela e Anika (Delegadas da Diocese de Piracicaba presentes no ERPJ)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: