Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | junho 17, 2009

Mais um Mártir

Pe. Gisley, css - Uma vida pela juventude

 

“Mataram mais um irmão, mas ele ressuscitará, o povo não esquecerá”
(Mataram mais um irmão – Pe. Zezinho)

NOTA DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL SOBRE ASSASSINATO DO PE. GISLEY
 
 
É com dor e sofrimento que externamos o nosso mais sincero pesar pela tragédia do assassinato do querido Pe. Gisley, assessor do Setor Juventude da CNBB, que há pouco mais de dois anos nos acompanhava na caminhada conjunta das Pastorais da Juventude do Brasil. O Pe. Gisley foi morto na noite de ontem naquilo que as investigações apontam até o momento tratar-se de um latrocínio (roubo seguido de morte).

No último mês de maio, estivemos juntos no nosso Seminário Nacional na cidade de Guararema, SP, discutindo a Campanha contra a violência e o extermínio da juventude e celebrando o quarto ano de ordenação do querido Gisley, que nos falou da alegria de doar a própria vida na causa da juventude.
Nesse momento, quando comunicamos o seu assassinato, fazemos memória de todo o seu empenho na luta pela juventude, de suas palavras corajosas na defesa da vida e, sobretudo, do seu compromisso com a bandeira da justiça e da paz.

Junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil afirmamos que, lamentavelmente, Gisley foi vítima da violência que ansiava combater e gritamos com força e coragem que toda a vida tem o mesmo valor, que é urgente enfrentar os grandes debates de segurança pública e que a nossa marcha só se agiganta com a força do seu martírio.

No momento em que iniciamos uma Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens a notícia da morte de Pe. Gisley, um dos maiores entusiastas desse projeto, nos desafia a avançar para águas mais profundas, a reafirmar que as nossas lágrimas regarão com esperança o chão da dura realidade para sempre sonhar com a utopia de uma sociedade justa e igual, assim como afirmou conosco o Pe. Gisley na Carta das Pastorais da Juventude do Brasil.

A tragédia que se abateu entre nós, das Pastorais da Juventude do Brasil, nos desafia a denunciar a força com que a violência tem ceifado a vida de milhares de jovens em todo o país. No último email que nos enviou, um dia antes de ser assassinado, Pe. Gisley falou do seu entusiasmo com a luta contra o extermínio, e, como um mártir, profetizou: “Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens.” Que o seu grito ecoe e que a sua mensagem não seja esquecida.

Unimos-nos a dor de familiares e amigos de Pe. Gsley e rezamos para que o Deus Pai-Mãe da Vida os conforte nesse momento de sofrimento e mostre a paz verdadeira. Desejamos que a memória corajosa desse homem comprometido com a vida e com a juventude nos alimente e dê coragem para continuar a caminhar.
Na inspiração profética da luta em defesa da vida seguimos na luta por pão, poesia e liberdade, esperançosos/ as na Ressurreição do Cristo e certos/as de que o novo dia virá. 
  
Sob as bênçãos da Virgem de Guadalupe dos Santos Mártires da América Latina.

Anúncios

Responses

  1. Paz de Cristo a todos, primeiramente a familia do Pe. Gisley. Tenho certeza que neste momento ele esta diante de DEUS PAI,por tudo que serviu e amou ate o fim a todos. Sem mesmo sem conhece-lo fico muiito tristo pelo que aconteceu, adorava ler suas cartas e tambem sentir sua fé aqui do outro lado. Nada justifica o que ocorreu, mas nunca vamos esquecer deste CRISTÃO QUE AMOU E LUTOU PELA CIVILIZAÇÃO DO AMOR.
    Meus sentimento e minhas lagrimas cheguem a sua familia, e a sua alma.
    abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: