Publicado por: PJ Diocese de Piracicaba | outubro 13, 2009

O anel de tucum é símbolo da “Igreja dos pobres”

Anel de Tucum - Compromisso com as causas populares

Muitos nos perguntam o que significa este anel preto que utilizamos nas mãos, e por isso resolvemos escrever este post.

Primeiramente, este anel preto chama-se “anel de tucum”. Tucum é o nome de uma palmeira da amazônia, da qual sua madeira, é utilizada para fazer este anel.

O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles/as que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. Também um símbolo de solidariedade que está nas mãos de muita gente de norte a sul do nosso país e também nas mãos de várias pessoas de nossa América Latina e da Europa, que lutam pela justiça e se engajam em pastorais sociais (das igrejas cristãs especialmente), entidades, movimentos sociais e ONG´s que lutam a favor dos que são explorados pelo capitalismo selvagem.

Na época do Império, quando o ouro era usado em grande escala entre os opressores, principalmente nos anéis, os negros e os índios não tendo acesso ao ouro, criaram o ANEL DE TUCUM como símbolo de pacto matrimonial, símbolo de amizade entre si e também de resistência na luta por libertação. Era símbolo clandestino cuja linguagem somente eles sabiam. O anel de tucum agregava os oprimidos, em busca de vida, mesmo no meio de tanta opressão.

O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos. A aliança de tucum é o sinal desta fidelidade, deste compromisso.

Além da Bíblia, a opção pelos pobres é testemunhada também por toda a tradição da Igreja, principalmente na América Latina, a partir do Concílio Vaticano II e das Conferências dos Bispos em Puebla e Medelin. Esta opção é a essência mesmo da vida cristã porque está ligada à imitação da vida de Cristo. Mas esta opção não é apenas uma responsabilidade individual. Neste momento da história, ela implica um compromisso social que está ligado à partilha e acesso à propriedade dos bens absolutamente necessários à vida. Deus está do lado dos pobres porque Deus ama os pobres. Por isso o cristão é chamado a seguir este mesmo exemplo de amor e opção preferencial que tenta promover a dignidade humana. No pobre revela-se o rosto do próprio Deus (Mt 25,40).

Existe também uma comunidade sobre o Anel de Tucum na rede solcial Orkut. Clique aqui para acessá-la.

No filme “Anel de Tucum”, Dom Pedro Casaldáliga explica assim o sentido desta aliança: “(…) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (…)”.

Veja o trecho do filme:

About these ads

Responses

  1. Gostaria de adquirir anel tucum, vcs podem informar onde encontro para vender?

    • Olá Leandro, td bem?

      Você pode encontrar o anel de tucum em algumas livrarias católicas.

      Paz, bem e utopia

  2. O anel de tucum é feito da semente e não da MADEIRA da palmeira.

    Abraços

  3. [...] O anel de tucum é símbolo da “Igreja dos pobres” outubro, 2009 3 comentários [...]

  4. eu tenho anel de tucum
    é muito legal e entrei nesse post pra saber mais

  5. [...] é possível encontrar mais sobre Anel de Tucum:  http://pjpira.wordpress.com/2009/10/13/anel-de-tucum/ – [...]

  6. Gosteei do anel , vou até comprar um ‘
    (igual do luan santana rs ‘)

  7. Aaain gente tenho esse aneel é aai o Luan Santana teem tambem e noos da FamiliaSantana Usamos esse anel pra simbolizar a uniao (L’

  8. Eu uso com toda responsabilidade de assumir uma causa…

  9. Há muito uso essa aliança que fiz na cumplicidade entre o Jesus da periferia e o meu pensamento libertário.

    • Wilson, boa noite. Que bom ver um comentario como o seu!!!
      Jesus da periferia e pensamento libertário. Que o bom Deus da VIDA te acompanhe e te ilumine nessa missão.

  10. Eu usava pq era legal, mas ME roubaram na natação!! :((

  11. Claro que faltou falar que é um símbolo da Heresia da Libertação que cresceu na América Latina.

  12. Curti Muito principalmente do filme “O Anel de Tucum”, Dom Pedro Casaanine ldáliga explica assim o sentido desta aliança: ” show

  13. Além de todas estas coisas importantes que foram ditas, para mim o anel é símbolo de vida pois vem de uma semente. Uso desde 1993. Aprendi a fazê-lo a partir do fruto da palmeira amargosa (palmito margoso), típica dos Estados de MG, ES e RJ. Hoje, passo o filme para os alunos, fazemos a coleta e ensino-os a confeccionarem o seu próprio para usá-lo e/ou presentear amigas/os.

  14. Gostei. Tem várias pessoas que usam o anel sem saber o verdadeiro significado simplesmente por achar legal e ver outras pessoas usando. Usar o anel é uma aliança c/ Deus e um compromisso c/ os que precisam… Não um simples adorno.

  15. Bruninho florindo, que coisa feia…entrou na conversa, falou besteira, afirmou suas heresias e nao fundamentou. que coisa feia…. antes de repetir o que te ensinaram, va estudar um pouco e procurar ser menos ignorante em materia de fé….. O anel de tucum tem o mesmo valor que o terço que v reza querendo tirar almas do purgatorio que vc nem tem certeza que existe… beijinho e se cuida,,,

    • Antes de mais nada, afirme-nos o que para tu é heresia. Falar desta palavra sem fundamento acredito ser, então uma besteira, bem como sem sentido é falar de fé sem ter os pés no chão da realidade em que se vive; fazer tudo “certinho” em nome de uma obediência vã é negar o próprio exemplo do Mártir maior que foi Cristo Jesus!!!

      • A teologia da libertação não é uma heresia, e sim todo um sistema herético. Na verdade não passa de marxismo mal travestido de cristianismo. Onde toda a história da salvação é narrado por uma ótica de libertação humana, tudo se resume a luta contra a opressão nesta vida. O transcende é deixado de lado. Apenas um pretexto para promoção da revolução comunista. Todos, e reafirmo todos, os pilares da fé são abalados nessa doutrina. Para exemplificar: Os milagres de Cristo deixam ser fatos históricos, para serem apenas produtos da mente imaginativa das comunidade de fé, que simbolizam uma causa. Com o pretexto de de igualdade o reinado do Papa e sua autoridade são substituídos por uma mera liderança. O sacerdócio perde valor e coisas como ordenação de mulheres passam a ser defendidas (ordenação apenas de homens foi um dogma reconhecido pelo Beato Papa João Paulo II). Para não alongar mais cito dois frutos podres dessa ideologia na igreja, a defesa do aborto e do casamento religioso de pessoas do mesmo sexo.

        Recomento de coração os livros e textos do nosso Papa Bento XVI que foi grande combatente da TL.

        O site do Pe paulo Ricardo também é uma boa referência.

        O catecismo e os w

  16. legal, ja uso a algum tempo, ganhei na caminhada da Pastoral da Terra e nunca mais saiu do meu dedo(espiritualidade,positividade e fé.)

  17. é isso ai a anel é mais um selo que nos faz diferente eu tenho dois e amo os meus

  18. [...] broken or you have connectivity issue to the embedded object. Powered BY XVE Various Embed.Vi no http://pjpira.wordpress.com por indicação do Douglas Rezende no facebook!COMENTE AQUI!Artigosanel de tucum excluídos [...]

  19. QUE LEGAL! Estou nessa foto!
    Tiramos essa foto no Paulistão das CEBs em Campinas!!
    Em sentido horário: Márcio (Lençóis Pta), Bó (Botucatu), Regiane (Penápolis) e Fernanda (Jundiaí).
    Esse google é uma coisa!! haha

  20. Usar o Anel de Tucum é assumir compromisso com Reino aqui e agora. Quem não entende, blasfema por aí. Paciencia. Talvez o DEUS de algumas pessoas, não seja o Jesus Cristo que morreu para salvar a todos.

  21. [...] curioso para saber o que é esse anel na ilustração? Clique aqui e veja o significado do Anel de Tucum no blog da PJ de Piracicaba Gostar disso:GostoSeja o primeiro [...]

  22. QUE SAUDADE DA ÉPOCA Q SE FAZIA BELISSIMAS FOGUEIRAS, COM QUEM PROPAGA HEREZIAS…QUER TER OPÇÃO PELOS POBRES, AJUDE OS VICENTINOS, ESSES SIM TEM OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES …CARISMA… ESTE POST É UMA VERGONHA PARA A IGREJA..

  23. Ae!!! Bruno!!!
    Meu padre é CATÓLICO, fiel ao Papa e ele mesmo quebrou meu anel de tucum.
    Não faço parte de uma Igreja libertadora dos pobres. Faço parte uma Igreja salvadora de almas.

    Salve Maria!

    Viva Sua Santidade o Papa Bento XVI!

    • SALVAR ALMA É MUITO FÀCIL DESDE QUE SE MATE A FOME. Enquanto tivermos fieis ao papa como seu padre Bozani, o mundo continua com aumento de famintos e povo manipulado. Não se sinta feliz por ter sido quebrado seu anel de tucum pelo padre, isso é uma grande IRESIA. Os vicentinos são de grande valia para a classe pobre o que não delega a uns poucos charlatões de dizer que lutar por pobres é ajudar os vicentinos.
      ” Enquanto um ou mais irmãos estiver com fome, ainda não se realizará o Reino do Céu”.
      Alice Bragato- movimentos sociais- IGREJA LIBERTADORA.

  24. “Cristão genérico pare de ser alienado, olhe pra cima mas também olhe pro lado”. Esses cristãos hipocritas que dizem que amam a igreja, que temos que ser contra a teologia da libertação e blá blá blá…são dignos de pena. Vocês que defenderam com palavras tão bonitas a Igreja católica apostolica romana, me diga ai quantas passagens biblicas tem sobre religião?!! Olha respeito muito todas as religioes, acho que cada um tem sua escolha e é livre para argumentar a favor ou contra, mas tenha argumentos solidos e vivencia naquilo que vc critica. Sou cristã, já fui Católica fiél, acredito em todos as palavras e ações do senhor jesus. Depois de muitas confusões religiosas e digo muitos processos sofridos em querer estar no lugar certo, hoje eu não me assumo Católica Apostólica, na verdade tenho vergonha de muitas posturas de católicos e da postura da própria igreja. Não sou da teologia da libertação e hj msm com varias criticas em relação a Igreja, eu gosto da religiosidade Catolica, terço, orações e etc.Tenho o anel de Tucum, abraçei a Causa !!! É isso ai minha gente se somos irmãos vamos nos ajudar , amar um ao outro como manda o 2° mandamento e não jogar o outro no inferno o chamando de herege como fez a Igreja católica por vários anos e séculos e isso eu tenho certeza que ela se arrependeu profundamente por seus erros. Só quem tem o poder de conhecer o coração do homem é Deus, só quem pode condenar é Deus, claro que podemos analisar criticamente sobre os processos historicos que permeiam a Igreja e sociedade. Mas muito cuidado com as sua colocações Cristãos. Seguimos Cristo, tenha uma postura semelhante a de cristo, se quiser corrigir alguem que vc ache que esta errado primeiro se corrija, segundo ame a pessoa e depois tente ensinar com a sua fé e com argumentos de uma pessoa que vivenciou aquilo. Palavras comovem, exeplos arrastam!Eu sigo um Deus de Amor, claro nem todos que falam que seguem a jesus o seguem mesmo, mas creio que se não podemos ajudar, também não podemos piorar a situação do irmão. Quanto aos irmãos pobres, exluidos esquecidos que são lembrados por minorias dos cristãos( vicentinos, pastoral da sopa e outras poucas pastorais) esse sim tem o Rosto de cristo e se o rejeitar estará rejeitando o proprio cristo, os leitores fieis da biblia sabem o que eu estou falando!! Como podes dizer que ama a cristo e a essa Igreja ai, se es incapaz de amar o irmão ao lado? E jesus diz: Como receberas o sol no outro dia, a luz te lembrará o semblante dele em cada manhã verás tua imagem até que consoles o meu coração, onde está o seu irmão?” Já vi cirstão(como vi aqui) enxer a boca pra falar bem do papa, mas não vi o mesmo defender a causas que jesus defendia, a causa dos exlcuidos! Hoje tenho/defendo essa causa como profisisonal e como cirstã!!! Viva jesus, Viva Maria! A paz a tod@s! Nathalia.

  25. Estando à mesa, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, cheio de perfume muito caro, e derramou-o na sua cabeça. Vendo isto, os discípulos disseram indignados: Para que este desperdício? Poder-se-ia vender este perfume por um bom preço e dar o dinheiro aos pobres. Jesus ouviu-os e disse-lhes: Por que molestais esta mulher? É uma ação boa o que ela me fez. Pobres vós tereis sempre convosco. A mim, porém, nem sempre me tereis. Derramando esse perfume em meu corpo, ela o fez em vista da minha sepultura. Em verdade eu vos digo: em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez.
    Mt 26, 7-13

    Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
    Mt 6, 33

    Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.
    Jo 18, 36

    Irmãos essa é a nossa fé. A Santa Igreja é o instrumento de Deus para a salvação dos pecadores. Vamos fazer, como foi sempre feito, caridade e obras de misericórdia no caminho da salvação das almas e não o contrário. A fé sem obras é morta, mas as obras sem fé também perdem valor e pode ser manipulada por interesses particulares e pelo demônio.

  26. Ja tinha aprendido o significado do anel de tucum, com o Rodolfo do programa “em frente” na tv aparecida. Mas, gostei muito de aprender um pouco mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: